Mudanças climáticas causam aumento das turbulências nos voos

Das chuvas de maio no Rio Grande do Sul aos incêndios que atualmente atingem o Pantanal, passando pela forte onda de calor que afetou a região Sudeste no primeiro semestre deste ano, a elevação da temperatura média do planeta nos impacta das mais variadas maneiras, causando mortes, doenças e prejuízos financeiros.

Mudanças climáticas: aumento de indenizações no setor segurador

O setor segurador, como não poderia deixar de ser, também é afetado pelas mudanças climáticas, que fazem os desastres ambientais aumentarem em frequência e intensidade, aumentando também o pagamento de indenizações de bens e vidas segurados. Sejam os automóveis e casas afetados pelas enchentes, seja a perda de safras por conta das secas, entre outros exemplos.

Novos impactos das mudanças climáticas: turbulências em voos

Recentemente, um novo impacto das mudanças climáticas tem sido identificado: o aumento da turbulência nos voos.

Um estudo de 2023 publicado na revista Geophysical Research Letters observou que a concentração de gás carbônico aumentou cerca de 30% entre 1979 e 2020 na região norte do Oceano Atlântico. No mesmo período e área, as turbulências de ar puro cresceram 37%

As turbulências são causadas por correntes de ar instáveis que aparecem de forma imprevista e as turbulências de ar puro são aquelas que ocorrem em áreas sem nuvens e longe de tempestades.

Mudanças climáticas e incidência de turbulências no Brasil

Ainda que os Estados Unidos e o Atlântico Norte tenham apresentado uma maior incidência do fenômeno, visto que abrangem grande parte das rotas mundiais de voo, o Brasil também é citado como um local de crescimento significativo de turbulências de ar puro. Na costa Norte brasileira, a probabilidade de turbulências de ar puro moderada ou grande dobrou nas últimas quatro décadas em termos relativos.

Na última sexta-feira, dia 1º de julho, uma turbulência que atingiu um voo que ia da Espanha para o Uruguai deixou 30 feridos, obrigado um pouso de emergência na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Segundo a equipe médica potiguar, muitos bateram com a cabeça no teto do avião, gerando fraturas na cervical, lesões na face e dores no tórax.

Dicas de segurança para voos

Da próxima vez que for andar de avião, manter o cinto afivelado durante todo o voo pode ser uma boa ideia

E não se esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, que garante, entre outras coberturas, o atendimento médico, quando necessário.

Fonte: Notícias do Seguro