Cresce procura por seguro de carro elétrico

Os carros elétricos têm ganhado cada vez mais as ruas do Brasil. O interesse crescente na nova tecnologia, não poluente como são os veículos convencionais à combustão, tem sido notado devido ao boom nas vendas nos últimos meses. Somente no mês de abril de 2024 foram mais de 6.500 carros vendidos, um salto de 1.100%, em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

O mesmo também pode ser dito dos seguros para os carros elétricos. Segundo o diretor de automóvel, riscos diversos massificados e precificação da Tokio, Arnaldo Bechara, no primeiro trimestre de 2024, foi observado um aumento de 230% na demanda por seguros para esse tipo de veículo. Há registros também de crescimento de até 800% em um ano, no comparativo entre abril de 2023 e abril de 2024.

Demanda por seguros de elétricos está em alta

O dado, levantado pela plataforma de gestão e cotação de seguros Agger, é acompanhado de outros números bastante expressivos. Somente no mês de abril de 2024, mais de 82 mil cotações para veículos elétricos foram solicitadas – 12 vezes o número de unidades vendidas neste mesmo mês. Se considerados os pedidos desde o começo do ano, chega-se ao total de 261 mil cotações. Logo, o mês de abril sozinho equivale a cerca de 30% desse total.

Em maio, as cotações chegaram a 84 mil. A crescente busca por seguros acompanha a alta nas vendas dos elétricos. Segundo a Anfavea, a projeção era que as vendas aumentassem 61% em 2024. Os líderes em pedidos de cotação são modelos da fabricante chinesa BYD, que aportou no Brasil ainda em 2013, mas que iniciou as vendas de veículos somente em 2021. O Dolphin, lançado aqui em junho de 2023, é também um dos líderes de venda no segmento.

O perfil do dono de elétrico tem mudado

Os estados que lideram os pedidos de cotação são São Paulo, em primeiro lugar, Minas Gerais e, em seguida, Santa Catarina. O perfil do possível segurado tem mudado, contudo. A idade média, que era de 51 anos, caiu para 45 em maio. Para Gabriel Ronacher, CEO da Agger, a mudança do comportamento do consumidor, hoje mais voltado para as questões da sustentabilidade, leva a uma procura maior pelos elétricos e seus seguros específicos.

Ronacher completa: “As seguradoras estão se adaptando a esse cenário e desenvolvendo produtos que atendam às necessidades dos proprietários de veículos elétricos, como cobertura para baterias e recarga, além de considerar as características técnicas desses veículos na precificação dos seguros”. Para ele, os modelos são avaliados individualmente para se determinar o valor do seguro, mas com critérios próximos aos dos carros à combustão.

Os custos com o seguro de um VE

O custo da franquia, contudo, tende a ser mais caro. Dentre os principais motivos, pode-se destacar a falta de oficinas especializadas que lidam com carros elétricos, as peças que são mais caras e a falta de dados referentes ao tempo médio de reparo dos veículos. Para o Dolphin, por exemplo, o preço pode variar entre R$ 14 mil e R$ 21 mil, dependendo da seguradora. Entretanto, a tendência é que os preços caiam conforme os elétricos forem se popularizando.

Seguradoras têm se adaptado à nova realidade

Algumas seguradoras estão buscando até mesmo consultorias internacionais para melhor compreender todo o cenário que envolve seguros e carros elétricos. Já para o consumidor o importante é cotar. Marcia Camacho, da Minuto Seguros, afirma que “muitas seguradoras têm parcerias com montadoras que oferecem o seguro grátis”.

O que é preciso levar em conta em um seguro de VE

E, antes de contratar, é preciso se atentar a pontos importantes. Serviços de reboque para estações de recarga devem constar em qualquer apólice, assim como cobertura para o cabo de carregamento e uma lista de oficinas especializadas para conserto de elétricos ou se ainda a concessionária fará os reparos, caso necessário.

Uma das formas interessantes de aproveitar um carro elétrico sem enfrentar muitas dores de cabeça é através do aluguel, por exemplo. O preço dos carros por assinatura hoje quase se equipara ao de um veículo novo, o que pode ser bastante vantajoso. Um dos aspectos importantes do carro por assinatura é que ele comumente já vem com seguro incluso. 

Fonte: Seguro Total