Artigo Laço Amarelo: Folia Segura e Mulheres no trânsito


A partir desse mês, fizemos uma mudança no conteúdo que você recebe mensalmente, dentro das entregas do Programa Laço Amarelo. Nos próximos meses, vamos trabalhar assuntos inspirados na sazonalidade, ou seja, datas comemorativas celebradas no mês em questão, em paralelo ao tema segurança no trânsito.

Em março falaremos de duas datas que, impreterivelmente, vemos empresas, municípios e entidades fazendo alguma referência a elas em seus canais de comunicação: carnaval e Dia Internacional da Mulher.

Carnaval é tempo de estradas cheias, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, o que deixa os órgãos de fiscalização e emergência em alerta. Por isso, reforçar a orientação sobre os cuidados durante as viagens, assim como sobre os riscos de beber e dirigir é fundamental para sensibilizar os condutores a adotarem atitudes responsáveis.

O tema Mulher também permeia o mês de março. Não por acaso, o comportamento da mulher em trânsito chama atenção pela prudência e cuidado. De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal, o público feminino se envolve em apenas 12% dos sinistros de trânsito nas rodovias federais (2022). Quando se trata de óbitos em decorrência de sinistros, esse número não ultrapassa 17% (2023). Vale lembrar que, diferente do cenário no passado, hoje as mulheres já são a maioria na categoria “B” (52%).

Abordar o bom comportamento da mulher em trânsito gera conexão com o público feminino e inspira outras mulheres a fazerem o mesmo, além, é claro, de conscientizar os homens, principais vítimas do trânsito, de que dirigir com cuidado promove um trânsito mais humano e seguro para todos.

Vantagens da sazonalidade

A estratégia do programa Laço Amarelo em trabalhar a sazonalidade se deu por dois fatores distintos: aproveitar o momento para trazer o assunto de segurança no trânsito atrelado a aquela data específica e estar antenados aos assuntos que movimentam as redes sociais, principalmente.

● Apelo emocional – conexão emocional com o público-alvo pelo fato de o assunto abordado dialogar com as emoções e aspirações do período;

● Campanhas sazonais ativam o gatilho mental da urgência fazendo com que as pessoas se interessem por temas relacionados ao evento previsto para o período;

● Uso de palavras chaves e imagens relacionadas ao “tema do momento” contribui para a performance das postagens no ambiente digital, sobretudo nas mídias sociais.

Além disso, conforme prevê a Resolução 1.014 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito, de 14/10/2024, não vamos nos restringir a um único assunto por mês. Acreditamos, dessa forma, aumentar o engajamento com o assunto ‘segurança no trânsito’.

Esperamos que gostem e sugerimos a publicação dos conteúdos, distribuídos a cada semana do mês, fazendo com que os seus canais, também demonstrem a preocupação da entidade, município e empresa, com a segurança viária de todos! Até abril!

Fonte: Programa Laço Amarelo