Brasesul 2025: Cerimônia de abertura encanta e emociona
Inicialmente programado para acontecer em agosto de 2024, na cidade de Porto Alegre (RS), o Brasesul teve que ser adiado para março de 2025 por causa da catástrofe climática que assolou o Rio Grande do Sul. Considerado um dos maiores congressos de mercado de seguros do Brasil, ele iniciou na quinta-feira 20 de março, no Centro de Eventos da Fiergs, na capital.
O ato oficial de abertura do Brasesul encantou a todos que estiveram presentes. Com muita sensibilidade foi apresentado um vídeo que relembrou as enchentes e o impacto que elas tiveram na vida das pessoas. Também foi destacado a importância do setor de seguros na vida das pessoas que foram atingidas pelas enchentes. Outro momento especial aconteceu em apresentação musical e artística com enfoque na cultura gaúcha, simbolizando a bravura do povo do Rio Grande do Sul.
A cerimônia de abertura foi conduzida pelos representantes das três entidades que organizaram o evento. O presidente do Sincor RS, André Thozeski, o presidente do Sincor PR, Wilson Pereira, o Wilsinho, e o presidente do Sincor SC, Afonso Luiz Coelho Filho manifestaram satisfação com a realização do congresso. O presidente do Sincor RS disse que esse é o momento de transformar o mercado de seguros. “Boa noite a todos. Ao ver o vídeo apresentado nessa solenidade de abertura foi possível sentir um pouco do que vivemos ano passado com os eventos climáticos e relembrar os desafios que o futuro nos apresenta”, ressaltou de forma reflexiva Thozeski.
O presidente do Sindicato dos Corretores do Paraná também agradeceu a participação de todos. “Vimos aqui um momento fantástico de participação e quem está presente constrói o futuro do setor e do país”, argumentou Wilsinho. De forma reflexiva, o dirigente do Sincor SC apresentou um pensamento suscinto e profundo. “Boa noite! Precisamos humanizar sempre! Um beijo no coração”, foi a fala de Afonso Coelho.
Ao lado de seus colegas dos sindicatos catarinense e paranaense, Thozeski deu as boas-vindas ao Brasesul falando frases que exprimem pensamentos valiosos que traduzem o propósito do evento: “a informação clara gera confiança e aproxima nosso mercado. Vamos juntos debater, inovar e fortalecer nosso setor”. “Somos gratos a todos aqueles patrocinadores que apoiaram quando tivemos que encaixotar o evento. Estamos entregando o evento e que seja um grande evento para todos”, complementou coordenador do Brasesul, José Antonio de Castro.
Já o governador gaúcho, Eduardo Leite, relembrou que diante da catástrofe climática que assolou o estado em maio de 2024, foi desenvolvido o Plano Rio Grande para reconstrução do estado que possui vários eixos, inclusive de constituição de resiliência. Ele disse que plano prevê o trabalho conjunto com o setor privado para a estruturação de uma política de seguros que esteja associada aos eventos climáticos. "Tivemos uma resposta do setor de seguros diante das enchentes que assolaram nossa região. Quero agradecer aos profissionais que atuam no mercado segurador, inclusive os corretores, pois todos botaram a mão na massa e com muita agilidade prestaram grande atendimentos aos segurados que foram afetados”, afirmou Leite.
O presidente da Federação Nacional de Corretoras de Seguros Privados e Resseguros (Fenacor), Armando Vergilio, destacou o papel do corretor: “Os corretores de seguros foram incríveis, trazendo a sua mão, protetora, amparadora. O mercado de seguros atuando para poder, se não se tem como evitar uma tragédia como essa, tem como atenuar os seus efeitos, tem como minimizar as suas consequências, e foi isso que o mercado fez”, afirmou.
Para agilizar o suporte, muitas seguradoras flexibilizaram o acionamento de sinistros e auxiliaram no resgate das vítimas e no amparo financeiro dos segurados. Ricardo Pansera destacou a mobilização do mercado de seguros para amparar aqueles que necessitavam: “Tivemos um exemplo muito grande da relação dos corretores de seguros com nossos parceiros quando tivemos a catástrofe. A resposta foi fantástica”, pontuou.
A cerimônia de abertura foi encerrada com a apresentação do Coral da Ulbra e a participação do músico tradicionalista Ernesto Fagundes.
Fonte: Seguro Catarinense