Mapfre e Ebix Latin America levam inovação digital ao seguro aeronáutico

A ​MAPFRE deu um passo decisivo para manter a liderança no mercado de seguro aeronáutico ao apostar em uma solução digital inédita no setor.

Em parceria com a empresa de tecnologia Ebix Latin America, a seguradora implantou a plataforma MAPFRE Air, que automatiza a jornada de cotação, aceitação de riscos e emissão de apólices para o segmento de aviação geral, que abrange linhas áreas, aviação executiva e aeronaves agrícolas.

“Foi um investimento importante, aprovado pela MAPFRE para mantermos a liderança em um setor competitivo, que está se modernizando rapidamente”, afirma Carlos Eduardo Polizio, superintendente de seguro aeronáutico, casco e transporte da ​M​APFRE.

Segundo Thaisa Braguim Aguiar, vice-presidente de vendas e marketing da Ebix, esta é a primeira iniciativa da empresa para o ramo aeronáutico, e foi pensada para garantir agilidade e flexibilidade.

“Nossa plataforma é robusta, escalável e segura, testada por diversas seguradoras de P&C, contempla produtos como Residencial, Condomínio, Empresarial, RD Equipamentos, Penhor Rural, entre outros. A grande diferença está na capacidade de configurar produtos sem necessidade de codificação, o que acelera muito o time-to-market e permite total rastreabilidade das mudanças”, diz.

A solução de aeronáutico faz parte da Plataforma de Venda Digital para P&C da Ebix, mas foi customizada em conjunto com a seguradora, considerando as complexidades do seguro aeronáutico, que envolvem diversos fatores como, experiência do piloto, perfil das aeronaves, finalidade de uso, limites geográficos envolvidos, tipos de operação e exigências regulatórias, estruturas de resseguro e certificados de seguro, entre outros.

O projeto levou cerca de um ano e incluiu uma fase-piloto com poucos corretores. Em maio deste ano, a plataforma foi oficialmente lançada para todo o mercado brasileiro. Hoje, cerca de 90% das cotações já são realizadas via ​M​APFRE Air.

“Era comum termos até 40 dias de espera para responder uma cotação. Com a plataforma, esse prazo caiu para 10 dias, e irá reduzir ainda mais com a automação completa dos processos, prevista para o início de 2026”, destaca Polizio.

O sistema permite que o corretor inclua todos os dados em um ambiente web intuitivo, com interação direta com os subscritores.

A emissão da apólice ocorre online, com assinatura eletrônica e integração com sistemas internos da seguradora. Há perfis específicos para diferentes canais de distribuição e regras hierárquicas de comissionamento.

“É uma solução white label, pronta para atender diversos modelos de distribuição e com possibilidade de integração com birôs externos como Serasa”, afirma Emellyn Lisboa Argenton, Head of Surety & Sales Executive da Ebix.

A necessidade de digitalização era de extrema importância, principalmente para trazer um impacto positivo na relação com os corretores. “Havia resistência à digitalização, mas mostramos que a jornada é muito mais ágil e vantajosa. Estamos reduzindo drasticamente o tempo de resposta e aumentando a assertividade na cotação. Temos cerca de 600 cotações por mês. Era inviável manter esse volume sem uma solução digital eficiente. Ganhamos agilidade, aumentamos a satisfação dos corretores e evitamos perder negócios para concorrentes menores com tempo de resposta mais rápido. ”

A plataforma foi desenhada para refletir a complexidade do segmento. “Não é como um seguro residencial. Envolve avaliação detalhada, riscos de guerra, sinistros de alta severidade e regras específicas de resseguro. Mas conseguimos construir uma jornada simples, que agradasse também aos resseguradores”, afirma Polizio.

Outro diferencial é o módulo de endossos, que está em fase avançada de desenvolvimento, e o de renovação, que permitirá a automação completa dos processos. “As renovações começam com três meses de antecedência. Com a plataforma, esse processo será muito mais rápido e eficaz”, diz.

O seguro aeronáutico enfrenta desafios como oscilações cambiais, sinistralidade sazonal e impacto de eventos climáticos extremos. Como todo o mercado, em 2024, a ​M​APFRE enfrentou perdas, como alagamentos e acidentes aéreos. “Passamos por todas as situações de risco possíveis neste ano. Ainda assim, conseguimos manter nossa constância como líderes”, afirma Polizio.

A expectativa da ​M​APFRE é consolidar ainda mais sua posição como referência em seguro aeronáutico, e a parceria com a Ebix se mostra estratégica para esse objetivo.

“Investimos porque acreditamos no potencial do segmento. Logo no primeiro mês, já tivemos um aumento significativo de cotações. Quando a plataforma estiver 100% concluída, vamos oferecer uma jornada imbatível para os corretores e clientes”, conclui Polizio.

“A melhora de eficiência com a utilização de novas tecnologias é de extrema importância para o segmento de Grandes Riscos. Na MAPFRE, acreditamos que o futuro do seguro dependerá de uma combinação de conhecimento técnico, inovação e parceria sólidas para que possamos oferecer soluções eficientes aos nossos clientes e corretores”, complementou Mauro Caetano, diretor técnico de empresas da MAPFRE.

Fonte: Sonho Seguro