Artigo: 3 Sinais de que você está desperdiçando tempo e dinheiro

Poucas pessoas são capazes de perceber que estão perdendo tempo e dinheiro. E mesmo entre quem percebe que a vida pode ser melhor, poucos sabem o que fazer para reduzir desperdícios e ter mais produtividade enquanto também têm mais tempo livre, e mais liberdade de escolhas decorrente de uma situação financeira melhor.

Imagine o seguinte: quão bom seria saber qual é o seu propósito como ser humano, fazendo tudo o que é realmente produtivo e que lhe deixa feliz?

Qual será o segredo de pessoas como Bill Gates, que já salvou milhões de vidas com seus projetos filantrópicos?

A verdade é que as pessoas de sucesso trabalharam com inteligência. Afinal, o esforço, por si só, não é garantia de bons resultados.

Portanto, atenção para os possíveis problemas e, depois, vamos ver como resolvê-los:

3 Sinais de que você está desperdiçando tempo e dinheiro:

1 – Seu estilo de vida consome todo o seu dinheiro:  Para pagar as contas do mês você sempre precisa receber seu salário ou pró-labore deste mesmo mês? Se algum imprevisto ocorrer, você já se vê obrigado a pagar juros por não ter dinheiro de sobra?

2 – Você se compara com os outros ou se preocupa demais com a opinião deles: Neste caso, você pode acabar mais preocupado com o “ter” do que com o “ser”. E, não por acaso, você se vê com o problema de número 1, acima.

3 – Estresse e/ou ansiedade estão acima do normal: Paz e felicidade são objetivos que, talvez, você não esteja conseguindo visualizar. Você não gosta do seu trabalho, e além disso, nem mesmo há tempo de sobra para, pelo menos, praticar hobbies ou esportes que ajudariam a amenizar a situação. A preocupação com as contas e/ou com a ostentação fazem com que você se veja na obrigação de trabalhar para que não falte dinheiro e, consequentemente, não há chance de aproveitar o lazer de um happy hour, de uma viagem, ou mesmo de uma simples leitura relaxante.

Quanto mais destes sinais estiverem presentes na sua vida, maior o risco de acontecer algo que, na área da saúde, chamam de “somatização”: seu corpo pode acabar adoecendo.

A boa notícia: as coisas não precisam ser assim!

Veja, agora, 3 caminhos para recuperar o controle da sua vida:

1 – Reduza seus gastos de forma inteligente: Uma redução inteligente de gastos consiste em cortar ou reduzir as despesas que, por efeito cascata, vão ajudar e reduzir outros desperdícios. Então, em vez de cortar o happy hour, prefira uma moradia e um carro mais simples. Assim, você verá um efeito cascata de redução de outros gastos e pode justamente manter o happy hour e outras coisas que trarão alegria para o seu cotidiano. Deixo, como sugestão de leitura, o livro “A Riqueza da Vida Simples”, do autor Gustavo Cerbasi.

2 – Forme uma reserva de emergências: Quando você reduz os grandes gastos, fica mais fácil formar uma reserva. E a existência desta reserva lhe trará diversas vantagens:
a) Nos imprevistos, você terá dinheiro
b) Por ter dinheiro para os imprevistos, você não desperdiça mais com juros
c) Ao não desperdiçar com juros, diminui a necessidade de trabalhar por obrigação e você terá mais tempo livre (menos estresse)
d) À medida em que a reserva de emergência cresce, você terá melhores condições de investir, para acelerar o controle sobre sua vida.

3 – Conte com a proteção financeira dos seguros: Além de evitar que a reserva de emergências se perca (de modo que ela possa continuar se multiplicando nos seus investimentos), os seguros também evitam que você perca tempo repondo o dinheiro utilizado para refazer seu patrimônio. Sem contar que há seguros que podem garantir sua própria renda no caso de ficar afastado do trabalho. Clique aqui para ver como utilizar os seguros para ganhar tempo e dinheiro.

Tornando-se bem-sucedido, com liberdade financeira e de tempo, você estará em melhores condições, inclusive, de ajudar quem mais precisa. O que você acha dessa missão?

Para cotações de seguros, dicas, consultoria de finanças pessoais ou contato, acesse: lnk.bio/eduardolaraconsultor

Eduardo Lara



Corretor de seguros e de imóveis, consultor de finanças pessoais, palestrante de gestão do tempo, de investimentos e de vendas (temas sobre os quais já concedeu diversas entrevistas em TVs e rádios). Graduado em Publicidade pela Universidade Nove de Julho, de São Paulo, possui diversos cursos de extensão nas áreas de Planejamento Financeiro Pessoal, Estratégias Empresariais, Técnicas Avançadas de Vendas, Comunicação, PNL, Hipnose, Fidelização de Clientes e Marketing Digital. Tem mais de 25 anos de experiência na área comercial, incluindo seleção, contratação, treinamento e gerenciamento de equipes e franqueados nos ramos de venda de cursos, franquias, sites, Gestão Eletrônica de Documentos, outsourcing e equipamentos de impressão Oki, Canon e HP. Foi palestrante parceiro da Central Ailos, AMPE e CDL. Já atendeu a marcas como Jornal de Santa Catarina (Grupo NSC), SEBRAE, Unimed, RE/Max, Polícia Militar de SC, e atuou nas multinacionais Philips e Grupo AEGON.

Sobre o SindsegSC

É a entidade que reúne e representa as principais empresas do setor de seguros em Santa Catarina, carregando a responsabilidade de fortalecer o mercado e impulsionar o desenvolvimento econômico do estado. Ao longo de mais de 101 anos, o SindsegSC consolidou-se como referência na disseminação da cultura do seguro, na defesa dos interesses das suas associadas e na construção de uma sociedade mais protegida, consciente e preparada para o futuro. À frente da Gestão 2025/2028, o presidente João Amato conduz essa trajetória com o compromisso de honrar o legado de resistência e visão que trouxe o Sindicato até aqui, mantendo viva a missão de conectar pessoas, inspirar transformação e colaborar ativamente para o progresso de Santa Catarina.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras