Diretora-geral participou de painel no CQCS Insurtech & Inovação
Nos dias 11 e 12 de novembro, o Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP), sediou o CQCS Insurtech & Inovação 2025, considerado o maior evento de Inovação da América Latina. A edição deste ano foi prestigiada por cerca de 3 mil pessoas, entre personalidades e autoridades, nacionais e internacionais, do setor de seguros.
O time de palestrantes contou com a participação de Paola Casado, diretora-geral da Escola de Negócios e Seguros (ENS), no painel “Educação Financeira: fomentando inclusão por meio do Seguro”. Um dos temas mais debatidos nesta plenária foi a baixa percepção do seguro como instrumento de proteção e investimento.
“Ainda há, no Brasil, um número considerável de pessoas que enxergam o seguro como uma despesa, e não como um investimento em estabilidade financeira e tranquilidade. Isso é resultado de amplas transformações sociais, demográficas e econômicas”, afirmou Casado.

Paola Casado, diretora-geral da ENS - Fotos: João Vitor Silva (Comunicação ENS)
A dirigente explicou que mudar esse pensamento é essencial para o futuro.
“A partir do momento em que as pessoas perceberem a importância da gestão de riscos e da proteção patrimonial, passarão a ver o seguro não como uma despesa, mas como um investimento na estabilidade das famílias e na garantia do futuro”, observou, complementando que, nesse contexto, “a educação é uma ferramenta de inclusão social e de cidadania”.
Paola Casado, diretora-geral da ENS
Fotos: João Vitor Silva (Comunicação ENS)
Atuação social
O papel da ENS na formação de profissionais e na ampliação do acesso à educação de seguros e finanças foi um dos tópicos abordados na palestra da executiva. “Somos uma Instituição com mais de 50 anos de atuação, que já formou cerca de 700 mil pessoas. Nosso compromisso vai além da excelência técnica, temos uma grande responsabilidade social na formação cidadã”.
Entre as iniciativas apresentadas, a diretora-geral da Escola citou o Amigo do Seguro, programa de responsabilidade social que qualifica jovens para o mercado de trabalho. “Desde 2002, já capacitamos cerca de 4 mil alunos. É um programa que nos orgulha, porque alia formação técnica, desenvolvimento comportamental e oportunidade de inclusão”.
Casado também mencionou os cursos e palestras gratuitos oferecidos pela ENS, que abrangem seguros, regulação de sinistros e planejamento financeiro. Ela destacou, ainda, programas especializados que a Instituição ministra, como o MBA Finanças e Seguros e o Exame para Certificação de Assessores de Investimentos.
Ao encerrar, Paola Casado reforçou o engajamento da ENS na Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), com a produção de cartilhas e vídeos educativos voltados aos públicos infantil e juvenil.
“O futuro começa cedo. Nosso papel é ajudar a formar uma geração mais consciente, preparada e protegida”, concluiu.
Educação Financeira
Ao tratar de temas como Educação Financeira, Proteção Social, Investimentos e Planejamento Familiar, o painel reforçou a necessidade de integração entre esses pilares para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável e financeiramente saudável.
Também participaram como palestrante o consultor de Educação da CNseg, André Nunes, e a presidente da Sou Segura e professora da ENS, Liliana Caldeira.
Nunes frisou a importância de trabalhar conceitos de economia desde cedo para evitar dificuldades financeiras futuras. Caldeira complementou defendendo que a Educação Financeira começa no ambiente familiar, e lembrou a relevância para o País em poder contar com uma instituição como a ENS, que dissemina conhecimentos sobre seguros e finanças.

E/D: André Nunes, Paola Casado, Liliana Caldeira e Evandro Baptistini, professor da ENS que mediou o painel
Fonte: Escola de Negócios e Seguros (ENS)