COP30: o Seguro como agente de transformação na agenda climática
O Brasil chega à COP30 com uma responsabilidade e uma oportunidade única. Somos uma potência agrícola, detentores da maior área tropical restaurável do planeta e com uma das comunidades científicas mais preparadas para o desenvolvimento sustentável.
A Conferência de Belém, chamada de “COP Amazônia – Cuidar do planeta para o futuro da humanidade”, representa o momento de transformar conhecimento em ação, discurso em prática e potencial em resultados concretos.
O mundo espera que o Brasil lidere soluções baseadas na natureza, provando que uma sociobioeconomia regenerativa, que valoriza os biomas e os serviços ambientais que eles oferecem, é o caminho mais inteligente — e mais sustentável — para o crescimento econômico.
Pela primeira vez, o setor de seguros é reconhecido como um ator ativo nas discussões climáticas da COP, destacando-se na criação de soluções para mitigar riscos, adaptar-se às mudanças e apoiar a recuperação frente aos impactos climáticos.
A Casa do Seguro, da CNseg, tem se mostrado um espaço estratégico para essas discussões. Logo nos primeiros dias da conferência, seguradoras tem promovido debates e palestras que reforçam a relevância do setor, demonstrando o papel dos seguros além da proteção financeira tradicional e posicionando-o como agente de transformação diante das mudanças ambientais e inovador nas iniciativas globais de resiliência.
Dessa vez, o mercado segurador brasileiro assume um papel central no debate sobre clima.
Como setor de seguros, temos a responsabilidade de promover a gestão de riscos climáticos, incentivar a resiliência ambiental e social, e apoiar iniciativas que protejam vidas, patrimônios e ecossistemas. Por isso, consideramos de extrema importância a participação da CNseg e das empresas de seguros nessa discussão.
É tempo de agir de forma colaborativa e responsável, para que o Brasil se consolide como centro global de soluções sustentáveis e de implementação efetiva de uma nova economia verde.

João Amato
Presidente do SindsegSC