Como será o seguro de carro no futuro?

Bem-vindo ao futuro. Aqui os carros são conectados. Quando você está entrando em uma região perigosa, você é notificado, e se o seu carro sofre uma pane, o seguro é acionado automaticamente. Aliás, seguro que você vai pagar de acordo com o quanto você dirige, e se você for um bom motorista, será recompensado por isso. Parece incrível, não é?

Pois esse cenário está mais perto do que você imagina. Há alguns anos, a Liberty Mutual, nos Estados Unidos, usa uma tecnologia chamada telemetria para acompanhar a forma como o motorista dirige. Hoje, 50% dos clientes americanos já têm instalados em seus carros uma espécie de dispositivo que transmite informações como, por exemplo, o tempo de frenagem e a velocidade nas curvas. Esses dados podem ser acompanhados por quem dirige por meio de um aplicativo e pela seguradora, que bonifica os motoristas prudentes com descontos ou faz a cobrança de acordo com o uso.

No Brasil, a Liberty Seguros vem desenvolvendo há três anos uma tecnologia que se adapte ao mercado local, e os primeiros carros com telemetria já estão rodando. Isso faz parte de um plano maior, que busca trazer mais conectividade aos veículos e, no futuro, a ideia é oferecer outros recursos, como diagnóstico remoto de problemas mecânicos ou alerta sobre uma manutenção programada.

Iniciativas como essas mostram que é possível criar novas formas de se pensar o seguro, e que a Liberty Seguros está sempre buscando a inovação. Fica aqui o nosso convite: vamos construir esse futuro juntos?

Fonte: Contexto Seguro | Liberty Seguros