Prosperidade, inovação e a próxima geração

Por Mateus Baumer, Sócio da Bluelab.

Muito comum hoje encontrar jovens de idades variadas que não têm uma ocupação. Eles fazem parte da geração conhecida como nem-nem, composta por pessoas que não estudam, não trabalham, e sequer estão procurando emprego. Mas poucos se atentam à conjunção de fatores óbvios que contribuiu para formar esse exército de desocupados que tanto preocupa o país e o mundo.

Pra começar, em época de redes sociais, onde todo mundo se sente na obrigação de estar e parecer feliz, a busca pela aprovação e recompensa imediata, em forma de likes e comentários, tornou-se foco de muitas dessas pessoas. Mas a vida real não funciona assim. Nela, a recompensa e a aprovação são resultados de muito esforço, dedicação e, ainda assim, muitas vezes o resultado não vem. Quem não está preparado para isso, acaba frustrado e, claro, desmotivado.

O enriquecimento da população, por mais incrível que possa soar aos ouvidos, também foi um fator determinante para o surgimento dessa geração. Isso mesmo! A humanidade sempre foi pobre, então não tinha muita opção: ou a pessoa trabalhava, ou não comia. O capitalismo gerou a queda abrupta dos preços de vários itens e o aumento da renda das famílias. Isso tudo deixa muito fácil ficar na tranquilidade da casa dos pais, no ar-condicionado, com acesso à internet e ... pagando muito pouco, ou nada, por isso!

Também é comum em muitas famílias com alto poder aquisitivo de hoje em dia, a terceirização da educação dos filhos. Se não para a escola, para a babá, sendo que a primeira tem a função de ensinar, e a segunda, por mais competente que seja, está ali cumprindo um trabalho remunerado, que não inclui a preocupação com a orientação da criança para enfrentar a vida.

Podemos aproveitar essa comparação com a realidade de alguns anos atrás para falar de outra questão: a previdência. Há uns 20 ou 30 anos, os pais cuidavam dos filhos e sabiam que os filhos iam cuidar deles no fim da vida, de alguma maneira. E os mesmos pais cuidavam de seus pais, pra servir de exemplo para os filhos. Hoje, em última instância, graças ao sistema previdenciário, quem vai cuidar desses pais é o filho dos outros. O sistema previdenciário tira da sua mão a responsabilidade, e coloca na mão dos outros.

As consequências dessas situações, nos mostram a importância de se ter um propósito na vida. Na grande maioria das vezes, a escassez de recursos e de oportunidades faz com que as pessoas cresçam e evoluam. Por mais rica que a pessoa seja, se não tiver um objetivo, ela vai estar infeliz e desmotivada. É muito importante que os pais das novas gerações que estão surgindo agora tomem o triste exemplo dessa geração como uma bela lição.

Não sou contra o capitalismo, enriquecimento da população, facilidades. Acho tudo isso fantástico, mas vai aqui um recado para os pais: É mais cômodo deixar as crianças dentro de casa, longe do risco, não ter que se chatear brigando para que eles corram atrás do que querem, do que entrar em conflito diário depois de um dia exaustivo de trabalho, mas a segunda alternativa vale a pena. Não ensine seus filhos que o mundo tem o dever de fazê-lo feliz, deixa ele se machucar, arrumar briga e se defender, pare de impedir que seu filho viva.

Sobre Mateus Baumer Azevedo

Mateus atua na área de Tecnologia, com foco em Inteligência Artificial, há dez anos. Tem uma visão de mundo praxeológica (estudo das ações humanas), que é a base epistemológica da escola austríaca de economia, cuja base é o individualismo metodológico. Defensor ferrenho da liberdade como princípio mais valioso de uma sociedade, Mateus acredita na evolução tecnológica como a principal ferramenta pela qual as pessoas poderão promover profundas transformações na sociedade.

Atualmente, é diretor de marketing e vendas da Bluelab, empresa que desenvolve robôs complexos de chat e de voz para a área de atendimento ao cliente de grandes companhias do país, pois sabe que redução de custo e aumento de produtividade geram riqueza social, único caminho para erradicação da miséria.

Sobre a Bluelab

Fundada em 2008, a Bluelab é uma empresa de automação de atendimento, que usa bots complexos de voz e chat. Oferece serviço completo aos seus clientes, desde o desenvolvimento da persona do robô, implementação, até o suporte técnico, incluindo a evolução da base de conhecimento contínua, infraestrutura de TI e integrações, sem custos adicionais. Alguns dos seus principais clientes são Sky, Itaú, Dufry, Previsul, Mercedes-Benz, Gafisa, Banco do Brasil, GloboPlay, Centauro, Teleperformance, entre outros. A Bluelab já foi premiada pela Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), Frost & Sullivan e mais recentemente (junho 2018), recebeu o Prêmio Cliente S.A na categoria 'Melhor Projeto Estratégico', com o case da GloboPlay. Para mais informações, acesse:www.bluelab.com.br.

Por: Mateus Baumer, Sócio da Bluelab.

Fonte: Segs